Fundada em 1961, a Parmalat foi pioneira no enchimento asséptico de Leite em embalagens da Tetra Pak, permitindo a sua longa conservação.
O leite UHT conduz a empresa a um pleno sucesso comercial, tornando-se o “core business” da Parmalat. Nos anos 70 começa a destacar-se como patrocinador desportivo, através da sua presença no Campeonato do Mundo de Ski e da Fórmula 1 (Niki Lauda e Nelson Piquet) e mais tarde no Futebol e a notoriedade da marca cresce de uma forma impressionante em todo o mundo.
Inicia nesta década um processo de internacionalização, a facturação regista uma grande expansão e em 1990 a Parmalat Finanziaria S.p.a. começa a ser cotada na bolsa de Milão.
Em Dezembro de 2003 dá-se a eclosão do escândalo financeiro e o consequente procedimento de administração extraordinária. A Parmalat Finanziaria Spa e a Parmalat Spa estiveram em administração extraordinária entre Janeiro de 2004 e Setembro de 2005. Em 1 de Outubro de 2005 nasce uma nova Parmalat Spa que em 6 de Outubro de 2005 foi de novo admitida na Bolsa de Milão. A nova Parmalat Spa passou a ser uma empresa controlada pelo novo grupo Parmalat, uma empresa pública com uma base de accionistas estabelecida como resultado da aprovação do acordo de credores.
Em Julho de 2011 a Parmalat foi adquirida pelo Grupo Francês Lactalis que com esta aquisição se tornou no líder mundial no mercado de produtos Lácteos.